One Bic
Dez artistas participaram desse challenge que não tinha limites para criatividade, mas tinha uma inflexível restrição de materiais: trabalhamos com a proposta desafiadora de elaborar nossos desenhos com uma caneta esferográfica azul em uma folha de papel de 1,20 x 1,75m.
Mais que uma caneta
A campanha, que aconteceu na cidade de São Paulo, foi comissionada pela antiga Y&R Brasil e nós fomos chamados pelos nossos parceiros da Agência Norte para participar. A One Bic tinha como premissa ver, sem qualquer tipo de briefing quanto ao conteúdo das ilustrações, quão longe conseguiríamos chegar com uma caneta azul.
Rabiscar com uma caneta Bic, seja durante a aula ou uma reunião, em um bloquinho, um boleto, um all star ou pelas paredes, faz parte da rotina de muita gente. A campanha transformou rabiscos tipicamente categorizados como ociosidade em uma oportunidade única de levar arte para as ruas da cidade.
As obras foram expostas nos anúncios de ponto de ônibus ao lado das canetas completamente esvaziadas e uma ficha técnica. Essa apresentação quase museológica ocupou na capital um espaço tradicionalmente reservado para key visuals de marcas, produtos ou serviços.
E afinal, quão longe a gente conseguiu chegar?
Nas shortlists de Cannes Lions
Preenchimento, profundidade, textura, luz e sombra foram feitos com a Bic. A técnica e detalhamento que os artistas da Casa Locomotiva entregaram para cumprir o desafio resultou em três pôsteres reconhecidos pela shortlist de Industry Craft do Cannes Lions 2018!