NaQuebrada008_edited.jpg

Pôster Na Quebrada

O filme

 

Na Quebrada foi lançado em 2014, dirigido por Fernando Grostein Andrade e distribuído pela Paris Filmes. O longa-metragem conta com as atuações de Felipe Simas, Gero Camilo, Monica Bellucci e a participação de alguns detentos integrantes do grupo teatral Do Lado de Cá.

 

Baseado em fatos reais, o filme acompanha a trajetória de um grupo de jovens de classe baixa, moradores da periferia paulistana, que encontram no cinema mecanismos de luta, superação e expressão. 

 

Os trabalhos de retoque de imagem e matte painting no pôster do filme foram realizados pelo Evandro Malgueiro lá em 2014, fazendo do pôster um dos projetos inaugurais aqui da produtora. Vem ver como rolou!

O pôster

NaQuebrada008.jpg

Como parte de uma criação bastante colaborativa, a Casa Locomotiva foi responsável pela finalização do cartaz em parceria com a Zombie Studio e a agência ALMAP/BBDO. Nós fizemos o tratamento das imagens, texturização e aplicação das fotos dos personagens e cenários. 

 

Nosso primeiro passo foi unir a escada 3D, produzida pela Zombie Studio, e as fotografias dos atores do filme, trabalhando no recorte e posicionamento das imagens. 

NaQuebrada001.jpg
NaQuebrada002.jpg

Com o cenário pronto, seguimos para um tratamento essencial de imagem que resulta na impressão unificada do conjunto. A luz geral amarelada, por exemplo, equaliza a luz ambiente e consolida a sensação de que os atores estejam de fato posicionados nas escadas.

NaQuebrada004.jpg
NaQuebrada006.jpg

Pra finalizar, aplicamos mais texturas, trabalhamos o contraste e acrescentamos as informações de texto.

NaQuebrada008.jpg

Para completar a composição, foi feita uma cuidadosa pesquisa de imagens de casas da comunidade. Escadas, varais em frente às casas, construções apenas com tijolos e elementos que são comuns na realidade de periferias brasileiras foram selecionados para representar o cenário do pôster. Os objetos foram aplicados e depois "fundidos" na escada com o auxílio de sombra e volumes, que entregam o aspecto mais natural e coeso.

NaQuebrada003.jpg
NaQuebrada005.jpg

O matte painting

 

A evolução do pôster fica super evidente no passo a passo, né? Com o matte painting, é possível a gente criar esse labirinto baseado nas escadas de Escher e levar o conceito de modo bem realista pra dentro do cenário. 

 

O trabalho de pós é sempre muito importante, mas em peças com muitos assets, como o caso do cartaz de Na Quebrada, essa finalização se torna indispensável pra garantir a ambientação e harmonia entre todos os elementos.