Videoclipe Exu é Rei
de Mafram Maracanã
A gente buscou trazer no videoclipe de estreia do percussionista Mafram Maracanã um visual que impressionasse e, ao mesmo tempo, contribuísse com a simbologia dos temas da música.
A combinação única entre linguagem, fotografia e montagem mostra a força do trabalho criativo da Casa Locomotiva na hora de fazer do clipe de "Exú é Rei”.
Cacos de espelho: um reflexo do trabalho do artista
As filmagens aconteceram aqui mesmo no nosso estúdio e, desde a captação, cada quadro foi emoldurado por um caco de espelho.
Na prática, o uso dos cacos foi um facilitador da produção, otimizando recursos para locação, cenário e direção. Por outro lado, a escolha foi bastante desafiadora no set, porque tivemos que calcular como o movimento dos artistas durante a performance seria capturado pela câmera a partir do ponto de vista dos cacos de espelho!
Cada um deles foi filmado isoladamente, o que resultou no incrível total de mais de 100 tomadas para a duração da música.
Cores e caleidoscópios para Exu
A fotografia de Nano Cunha foi parte essencial da construção do visual do clipe. Fundamentalmente vermelho e preto, as cores de Exu foram combinadas à estética dos cacos de espelho e à movimentação da câmera.
Quando chegamos na etapa de edição e pós-produção, o desafio era o de incorporar todos esses takes e elementos visuais de maneira fluida, conduzindo quem assiste por um caminho ascendente, integrando reflexões e caleidoscópios.
Imagem e música em total sinergia
Conceitualmente, os espelhos carregam, no vídeo, a ideia de dissolução do ego e a multiplicidade de caminhos. Essa sinergia entre linguagem, imagem e tema é um elemento importante quando pensamos em clipes, que acrescenta o visual ao som e à melodia.
“Produzir videoclipes gera uma oportunidade incrível de imersão na produção de outros artistas, além do baita desafio que é acrescentar o elemento visual a uma música”, conta Gota.a, nosso diretor na Casa Locomotiva, responsável pela criação e direção do clipe.